Espaços

14 de ago. de 2008

Antes cuide de você...depois do outro


"Porque tu vês o cisco do olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio."
Mateus 7:3



Somos tentados, a todo momento, a julgar o outro, mesmo sabendo que somos todos feitos do mesmo barro, somos todos farinha do mesmo saco e todos somos criaturas imperfeitas.

A nossa origem é divina e perfeita, à imagem e semelhança de Deus, assim Ele nos fez, mas o pecado nos separou dessa perfeição. Por isso estamos sempre buscando um alvo de crescimento. Muitas vezes buscamos o alvo errado porque, na nossa vã filosofia e sabedoria, não sabemos nem mesmo escolher nossos pontos de aprimoramento.

Uma coisa é certa: temos que, primeiro, buscar o nosso crescimento, o conhecimento da sabedoria e das verdades de Deus para aí sim podermos identificar os erros ou falhas na vida dos outros. E o objetivo disso tem que ser exclusivamente para o crescimento dele e não para a satisfação de mais um de nossos defeitos que é o de criticar e julgar o nosso próximo.

Quando estamos numa viagem de avião, recebemos da aeromoça as instruções de vôo. Uma delas é a seguinte:
- Em caso de problemas durante o vôo, as máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Você tem que colocar a sua primeiro, para depois colocar em sua criança.

O que ela está dizendo é que primeiro tenho que me salvar para depois salvar o que está do meu lado.

Assim também se dá em nossa vida. Como vamos socorrer alguém se também estamos morrendo? Como vamos julgar alguém se também estamos debaixo da condenação do pecado?

Mas uma vez salvos, justificados pelo sangue que Jesus derramou na cruz por nós, podemos pela graça de Deus e cheios do seu amor ajudar nosso irmão em suas fraquezas e dificuldades.

Temos que sempre lembrar do texto da Bíblia que nos manda primeiro tirar o pedaço de pau que está no nosso olho pra depois tirar o cisco que está no olho do nosso próximo.

(Texto de Rosangela Brito de O. Lima. Adaptado por Ana Coutinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me deixe feliz, comente!