Espaços

22 de out. de 2008

Arrepender é mudar de atitude

"E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele repondeu: Sim, senhor.; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este re"Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele responde: spondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declaraou-lhes Jesus: Em verdade vós digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Poruqe João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele." Mateus 21:28-32

Jesus nos ensina que o arrependimento verdadeiro não é apenas emoção e não é baseado no sentimentalismo. O que esse texto deixa bem claro é que o arrependimento é seguido de uma atitude de mudança.

No Salmo 32 vemos uma clara demonstração de Davi se quebrantando aos pés do Senhor.

"Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniquidade do meu pecado." Salmos 32:5.

Davi pecou, pecou e pecou, mas ainda assim a Bíblia diz que ele era um homem segundo o coração de Deus, tudo por causa do coração de Davi, que era quebrantado diante de Deus. Davi não permanecia no seu erro, antes, o declarava ao Senhor e mudava o seu comportamento diante daquilo.

O verdadeiro arrependimento é exemplificado por um simples processo:

- conflito interno,
- reconhecimento completo do erro,
- disposição para confessar,
- consciência de que só Deus pode ter a solução para tal situação,
- percepção de que o pecado é perdoado pela missericordia de Deus e não pelo sacrifício humano,
- alegria enorme pela certeza de ser perdoado,
- mudança radical de atitude.

"Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com o que acudir ao necessitado." Efésios 4:28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me deixe feliz, comente!