Espaços

1 de jun. de 2012

O ser é mau

Cuidado! Esse é um texto nada agradável para os que se preocupam demais com o próprio umbigo...


Não nascemos bons, como muitos acreditam. Temos o coração inclinado para o mal desde pequenos. Não somos maus por influência, somos BONS por influência.


Há alguns dias atrás, conversando com colegas de trabalho, entramos nesse mértio. E foi onde um deles soltou a teoria de que o homem é mau. A sociedade, quando favorável, o influência para o bem. E não é que é verdade.

Somos sim, feitos à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27), mas também é verdade que o próprio homem se corrompeu, e com ele, toda a sua descendência (Gênesis 3:1-24). Isso fez com todo pequeno ser já nascesse mau, se aperfeiçoando e melhorando a medida que é ensinado. Um bom exemplo disso é que as crianças aprender a fazer birra "sozinhas", e nós, pais, é quem temos que ensiná-las que isso não é bom e não as leva a lugar nenhum. Crianças já tem a astúcia no coração (Provérbios 22:15).

Um dos mais corretos ditos populares é: Diga-me com quem andas e te direi quem és.

Quer ser uma boa pessoa? Ande com boas pessoas, tenha bons e construtivos papos, perceba no próximo a sua necessidade e quite-a. Não se deixe envolver e sufocar pelos milhares de meios superficiais de amizade. Saia, converse, ame.

Quer ser cada dia melhor? Aprenda a ouvir a repreensão, principalmente de uma pessoa mais velha que você. Ela já errou, e tentou acertar. Aprenda com ela e pule os seus erros. Não é necessário pular da ponte de cabeça, sem nenhuma proteção ou equipamente de esporte radical, para saber que você vai morrer. Da mesma forma não é necessário errar para saber que errou, nem se machucar para aprender a se cuidar. Pessoas antes de você já erraram. Aprenda com elas e evite seu próprio sofrimento e amargura.

Quer ser admirado? Comece a admirar quem merece. Admire as pessoas certas. Quem são elas? Simples, são as que mais se doaram pelo próximo.

Quer ser um exemplo para a humanidade? Siga os passos daqueles que mais fizeram pelos esquecidos. Lembre-se daqueles que são deixados para trás. Lembre-se que você é uma PESSOA, e como você existem milhares de seres no mundo, mas que são vistos apenas como coisas, drogados, alcoólatras, aidéticos, gays, putas, malandros, fedidos, ladrões, miseráveis, mau-caráter... 

Lembre-se deles e lembre-se: uma BOA influência transforma qualquer MAU em BOM. Vejo tantas pessoas abraçando cães de rua, fedidos e com possíveis doenças, mas que zombam e maltratam moradores de rua.

Até os animais, "irracionais" morrem protegendo sua raça. E nós nos destruímos a nós mesmos. Que raça mais burra somos.