Espaços

29 de jun. de 2009

A arte de ser livre


Até onde eu sei, somos chamados para inclusão, e não exclusão. Se fosse assim, em vão veio Jesus ao mundo para amar, salvar e libertar os doentes e cativos pelo erro.

Muito se fala sobre o pecado, o capeta e coisas assim, mas pouco tenho visto, vivido e ouvido sobre o verdadeiro amor, a verdadeira liberdade e a aceitação do reino de Deus.

Há algumas semanas levei um "soco na boca do estômago". Ouvi que um pastor "abençõou" a saída de uma família da igreja apenas por que a jovem queria uma festa de 15 anos e ele não concordou, disse que deveria ser realizado um culto de gratidão a Deus e só, sem festa.

Poxa, mas peraí, será que é essa liberdade que a Bíblia diz? É isso que Jesus quis dizer no versículo "conhecereis a verdade e a verdade vós LIBERTARÁ"? (João 8:32) Parece que quanto mais "conhecemos" mais presos somos. Nos tornamos livres do pecado e cativos das doutrinas e leis da igreja (que muitas vezes não condizem com as leis do nosso Deus).

Claro que concordo que um culto de agradecimento a Deus pelos 15 anos de vida seja algo maravilhoso e de extremo valor espiritual, mas qual o problema com a festa? Uma família inteira deve ser julgada e condena a ponto de serem convidados a saírem da igreja por que querem festejar o aniversário da filha caçula?

Quando soube que o pastor alegava cuidado pastoral e que tudo isso era para não correr o risco de escandalizar nenhum irmão, fiquei ainda mais frustrada com a nossa sociedade cristã brasileira. Até quando vamos nos escandlizar com aquilo que não fere a Palavra de Deus e continuaremos a aceitar com facilidade a mentira, a ganância e a sede pelo poder dentro das nossas igrejas?

Tá na hora dos cristãos ajudarem uns aos outros com seus fardos de erros e pecados, e não colocar mais um jugo nas costas do irmão.

Jesus nos chama para incluir pessoas, agregar o máximo da almas, e não fazer distinção desse ou daquele por coisas tão pequenas. Lembrem-se que Jesus começou o seu ministério em uma festa de casamento. Ele não disse para aquele casal que eles deveriam ter feito apenas uma cerimônia religiosa e que o vinho acabou pra que eles vissem o prórpio pecado. Muito pelo contrário, Jesus demonstrou amor e cuidado quando se dispos a "tirar do sufoco" os organizadores da festa.

Ensinar é mais difícil do que proibir, mas é o ideal.

Pastores, líderes e afins, ensinem o discernimento, a obediência a Deus e o amor pelos perdidos ao invés de proibi-los de viver, castrando cada vez mais a nossa juventude.

Liberdade não é o mesmo que libertinagem. Precisa ser aprendida pra ser vivida com santidade. Mas não é excluindo pessoas que vamos alcançar um rebanho sadio, muito pelo contrário.

O verdadeiro discipulado está em poder mostrar os meus erros sem ser condenada por eles. É ser amada pelo que sou, e não pelos meus acertos. É entender que eu não sou ninguém, não tenho a verdade do mundo em minhas mão e muito menos conheço o coração de Deus a ponto de querer decidir por Ele.

26 de jun. de 2009

Trilha da Semana

Sinceramente
Cachorro Grande

Sinceramente você pode se abrir comigo
Honestamente eu só quero te dizer
Que eu acertei o pulo quando te encontrei
Acertei

Eu sei a palavra que você deseja escutar
Você é o segredo que eu vou desvendar
Você acertou o pulo quando me encontrou

E então o nosso mundo girou
Você ficou e a noite veio
Nos trazer a escuridão
E aí então
Eu abri meu coração
Por que nada é em vão

Gostei do seu charme e do seu groove
Gostei do jeito como rola com você
Gostei do seu papo e do seu perfume
Gostei do jeito como eu rolo com você

E então o nosso mundo girou
Você ficou e a noite veio
Nos trazer a escuridão
E aí então
Eu abri meu coração
Por que nada é em vão

23 de jun. de 2009

Pra que tudo isso?

"Você viu só? A moça da lanchonete tá com uma cara feia!"
"Meus Deus, não acredito que isso tá acontecendo..."
"Ah... estou esgotada fisicamente. Trabalho... trabalho... trabalho. Sair de casa quando ainda está escuro e chegar em casa quando já escureceu."


Ai, como as pessoas gostam de reclamar. Como EU gosto de reclamar.


No meio de tanta murmuração, reclamação e achança, me apego às poças com problemas e me esqueço dos oceanos de felicidade e bons acontecimentos.

Essa época do ano pra mim é a pior. Muito frio, seco, nada favorável à quem tem asma, como eu. Perdi tanto tempo fazendo drama por causa do horário que tenho levantado para trabalhar que não prestei atenção para o fato de eu não ter tido nenhuma crise asmática nessa estação. Nem sequer uma tosse mais forte durante a noite ou então algum "ataque" alérgico devido a friagem que faz quando saio de casa de manhã.
NADA. Minha saúde está perfeitamente normal.

Mas mesmo assim eu fico reclamando da vida, da morte, do tempo, da falta de tempo, das pessoas...


Ontem "sofri" com uma falha de comunicação que resultou num comentário extremamente desnecessário de uma terceira pessoa. Fiquei observando a situação e pensando: "não é possível que exista gente tão mesquinha/picunhenta." Comecei a reclamar do fato, das pessoas, da circunstância, do bafafá. Já em casa parei pra analisar alguns pontos, coisa que ainda não havia feito. Um deles é que ao invés de me apegar aos maus momentos, eu podia ter gastado todo o meu tempo agradecendo a Deus pelas pessoas que chegaram, e não pelas que se foram. Podia ter agradecido pelas novas amizades, que tem se mostrado presentes e firmes, ao invés de reclamar daqueles que partiram sem adeus. Deveria ter focado os encontros alegres e novos, e não ficar pensando na morte da bezarra.

Analisando tudo isso, cheguei à uma conclusão:
OBRIGADA, SENHOR, POR TUDO QUE TENS FEITO EM MINHA VIDA.
POR CADA FRUSTRAÇÃO, QUE TEM ME FEITO CRESCER;
POR CADA SORRISO, QUE ME DÁ FORÇA PRA CONTINUAR;
POR CADA PESSOA QUE SE FOI, ME FAZENDO PERCEBER O QUANTO ERAM IMPORTANTES;
POR CADA PESSOA QUE CHEGOU, TRAZENDO NOVO FÔLEGO.
OBRIGADA POR EU ESTAR VIVA, TER SAÚDE PARA TRABALHAR.
OBRIGADA POR ME DAR A OPORTUNIDADE DE ACORDAR MAIS CEDO QUE MUITA GENTE E, ASSIM, VIVER MAIS!

"Por tudo o que tens feito / Por tudo que vai fazer / Por tuas promessas e tudo que és / Eu quero te agradecer com todo meu ser / [...] / Te agradeço por me libertar e salvar / Por ter morrido em meu lugar / Te agradeço, Jesus, te agradeço"

11 de jun. de 2009

Brooke Fraser - C.S. Lewis Song

If I find in myself
desires nothing in this world can satisfy,
I can
only conclude
that I, I was not made for here
If the flesh that I fight is at best
only light and momentary,
then of course I'll feel nude
when to where I'm destined I'm compared

Speak to me in the light of the dawn
Mercy comes with the morning
I will sigh and with all creation groan
as I wait for hope to come for me

Am I lost or just less found?
On the straight or on the roundabout
of the wrong way?
Is this a soul that stirs in me
is it breaking free, wanting to come alive?
'Cos my comfort would prefer for me to be numb
And avoid the impending birth
of who I was born to become

Speak to me in the light of the dawn
Mercy comes with the morning
I will sigh and with all creation groan
as I wait for hope to come for me

For we, we are not long here
Our time is but a breath,
so we better breathe it
And I, I was made to live
I was made to love
I was made to know you
Hope is coming for me
Hope, He's coming

Speak to me in the light of the dawn
Mercy comes with the morning
I will sigh and with all creation groan
as I wait for hope to come for me
For me.


Para ver a tradução desta letra,clique aqui.

** Recebi de um amigo! Se proposital ou não, não posso afirmar, mas que tem muito a ver com meus dias atuais, ah... isso tem! **

5 de jun. de 2009

Escândalo


Isso mesmo!

Continue de mãos atadas! Continue policiando cada passo seu para que não escandalize ninguém. Desde sua avosinha, que o venera pelo cabelo cortadinho, e pelo curso de direito; até o porteiro de seu prédio que sempre te viu passando de terno engomadinho, com a bíblia debaixo do braço.

O tão famoso ESCANDALO é usado como muleta aos que se fazem aleijados na obra do Senhor. Não é de se estranhar, já que os fariseus na época de Jesus já usavam tal argumentação.

Lavemos todos as mãos, e dessa forma fiquemos de conciência limpa, pois fizemos nossa parte diante da lei. Afinal, o que iriam dizer se nos vissem evangelizando garotas de programa dentro de um prostíbulo? (aliás, o que a pessoa que viu estava fazendo lá ahm?). E se nos vissem numa rodinha de maconha?? E se de repente nos pegassem no flagra, falando de Jesus à um travesti?

Pois então, continuemos a condenar os que fazem todas estas coisas. Pois eles são como os que não lavavam as mãos antes de comer no texto de Matheus 15.

Não julgue aquele que se tatua para estar no meio dos tatuados. Nem o que se infiltra no meio dos punks. Nem mesmo o que anda próximo aos amantes da Luxúria. Pois eles resolveram pagar o preço que ninguém quis pagar.

E se você é daqueles que se escandaliza com qualquer coisa, saiba que tem muita gente que teve um encontro com Jesus através de uma atividade que possa ter escandalizado gente como você.

Sinceramente, se você se escandaliza com grupos radicais que tem atingido pessoas nunca atingidas antes; guarde isso pra você e páre de empacar a obra de Deus.

A cultura não vale, nem nunca valeu mais que o amor expressado através do "ide".

"Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?"

"Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens."

"Então aproximando-se dele os discipulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada."

(texto publicado por Filipe em um site de relacionamento)

4 de jun. de 2009

Trilha pra uma vida!


"Todas as tardes, eram sempre as mesmas
Nós, próximos e tão distantes
Nem imaginávamos que Deus já tinha tudo preparado antes
Em cada enconro nosso aquele sentimento de amizade foi se transformando
Até que um dia eu percebi, 
Estava me apaixonando.

Mas a sua sensatez me fez perceber
Que não era brincadeira, era pra valer
Você é tão importante pra minha vida
Que jamais será a mesma se for para eu viver sem você

Porque eu amo estar ao seu lado
Eu amo ouvir a tua voz, seu jeito menino de ser
Eu amo acreditar que Deus fez você pra mim e eu pra você
Minutos que passamos longe pra mim são eternos
Cada minuto contigo é tão único, é tão terno."
(Todas as Tardes - Pimentas do Reino)

3 de jun. de 2009

Cuidado


Somos tentados, a todo momento, a julgar o outro, mesmo sabendo que somos feitos do mesmo barro, somos todos farinha do mesmo saco e todos criaturas imperfeitas.

A nossa origem é divina e perfeita, à imagem e semelhança de Deus, assim Ele nos fez, mas o pecado nos separou dessa perfeição. Por isso estamos buscando um alvo de crescimento. Muitas vezes buscamos o alvo errado porque, na nossa vã filosofia e sabedoria, não sabemos nem mesmo escolher nossos pontos de aprimoramento.

Uma coisa é certa: temos que, primeiro, buscar o nosso crescimento, o conhecimento da sabedoria e das verdades de Deus para aí sim podermos identificar os erros ou falhas na vida dos outros. E o bjetivo disso tem que ser exclusivamente para o crescimento dele e não para a satisfação de mais um de nossos defeitos, que é o de criticar e julgar nosso próximo.

Quando estamos numa viagem de avião, recebemos da aeromoça as instruções de vôo. Uma delas é a seguinte:
- Em caso de problemas durante o vôo, as máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Você tem que colcoar a sua primeiro, para depois colocar em sua criança.

O que ela está dizendo é que primeiro tenho que me salvar para depois salvar o que está ao meu lado.

Assim também é em nossa vida. Como vamos socorrer alguém se também estamos morrendo? Como vamos ajudar alguém se também estamos debaixo da condenação dos nosso erros?

Mas uma vez salvos, justificados pelo sangue que Jesus derramou na cruz por nós, podemos, pela graça de Deus e cheios do Seu amor, ajudar noso irmão em suas fraquezas e dificuldades.

Se buscarmos conhecer a Deus e ter amizade com Ele, muito mais Ele fará através de nós.